O Mundo em Mudança

01/04/2019

O tema do mais importante evento da indústria dos Centros Comerciais em Portugal, que ocorrerá em 28 e 29 de Maio, remete-nos para uma realidade inequívoca e omnipresente em todas as esferas do nosso quotidiano.

Muitos autores proclamam que a transformação gerada pela integração dos processos de base digital está a ser, e irá resultar, provavelmente, no maior desafio que a sociedade enfrenta desde a Revolução Industrial.

Os modos como comunicamos, como nos movemos, como consumimos, como nos relacionamos ou como nos divertimos, estão a ser alvo de múltiplas e profundas transformações que dificilmente nos permite entrever em que ponto estaremos no médio e longo prazo, em qualquer matéria.

O desafio consiste em contornar esta incapacidade de adaptação dos modelos em que se baseiam as decisões estratégicas. Este é um processo que implica uma gestão aberta a abordagens diferenciadas, uma redobrada atenção às tendências e à observação de ténues movimentos que num curto espaço de tempo podem assumir dimensão global. São cenários de infinitas variáveis cuja mudança é a única não variável.

Por este motivo, recuso-me a aceitar que a indústria dos Centros Comerciais se encontre, como muitos proclamam, numa encruzilhada. Estamos sim em pleno e constante processo de adaptação. Importa sublinhar que estão no ADN desta actividade os princípios da inovação e da complementaridade, associados a um produto imobiliário que beneficia as comunidades em distintos planos, quer por via da localização, pela multiplicidade ou especialização das ofertas de retalho, serviços e lazer, ou ainda pela importância social e económica do Centro Comercial, por exemplo, na sua capacidade geradora de emprego.

Que este evento contribua para a valorização da nossa indústria.

 

Bem-vindos ao VI CONGRESSO da APCC

FOTO MENSAGEM - lista.jpg

António Sampaio de Mattos

Presidente

TORNE-SE MEMBRO DA APCC

Inscreva-se aqui

A APCC é associada das seguintes organizações: