Entrevista à Presidente da APCC

07/07/2022

A Presidente da APCC, Cristina Moreira dos Santos, assinalou como prioridade da Associação a necessidade de ajudar os pequenos lojistas na sua transição para o digital, de maneira a promover a “omnicanalidade”, um dos três Eixos Estratégicos do plano de atividades da APCC para o Triénio 2022-2025, juntamente com a sustentabilidade e a proteção do ecossistema dos Centros Comerciais.

Com a pandemia COVID-19, muitos lojistas não estavam preparados para enfrentar a situação difícil que se gerou, atendendo à ausência de um canal alternativo para assegurar a faturação. Nesse sentido, a APCC levou a cabo esforços junto do Governo e até propôs alargar o Fundo de Modernização do Comércio aos pequenos lojistas, de modo a que estes pudessem acelerar a sua presença digital.

A Presidente da APCC referiu também que sexta-feira, sábado e domingo representam cerca de metade da faturação registada nos Centros Comerciais, revelando a preferência dos consumidores portugueses por frequentar estes espaços comerciais durante o fim de semana. Como tal, retirar esses dias aos consumidores portugueses seria forçá-los a mudarem os seus hábitos de consumo, resultando numa “transição imediata para uma venda no canal online”.

“É o consumidor que vai ditar as disponibilidades e, neste caso, qual pretende que seja o horário de funcionamento”, sublinhou.

Por outro lado, evidencia que há uma “tendência crescente de colaboradores que pretendem trabalhar aos fins de semana. E porquê? Porque têm melhor remuneração, já que há um valor adicional, e têm melhor de vida, porque com as folgas durante a semana conseguem fazer outras coisas”.

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