Entrevista com Orlando Ribas CEO & Founder - FASHABLE

05/06/2023

A "IA" ao serviço do Retalho

Orlando Ribas Fernandes – co-Founder e CEO da Fashable e da XNFY Lab, uma iniciativa em conjunto com a Microsoft para a área do retalho. Com Mestrado em IA (Inteligência Artificial), Orlando trabalha em inovação e IA, com o objetivo de criar solução que mudem paradigmas e criem um valor único no mercado.

Mais recentemente lançou a Fashable (http://fashable.ai/), com uma tecnologia proprietária de IA, que é capaz de criar conteúdo único e realista para a industria de moda (mesmo não existindo fisicamente) e com múltiplos casos de uso.

O que é a Fashable? E de que forma a Fashable pode/vem revolucionar o setor do retalho?

Fashable quer ser o kit de ferramentas mais poderoso de Inteligência Artificial (IA) generativa para a indústria de moda e dar-lhe superpoderes únicos para que possa ser mais rápida a adaptar-se a novos modelos de negócio - por exemplo, o metaverso, e ser, cada vez mais, sustentável.

Os nossos modelos de IA são alimentados por diferentes fontes de informação. Com essa informação, os modelos de IA começam a aprender o que, a título de exemplo, são vestidos, de diferentes tipos, padrões, entre outros. A partir daí, são capazes de criar vestidos novos e únicos, com imagens muito realistas.

Procuramos perceber qual é a tendência do momento: o que é que o público está a procurar e a gostar nas redes sociais. Depois, consoante os possíveis inputs do nosso cliente, como querer uma coleção de vestidos de manga comprimida, com ou sem padrão, a nossa tecnologia gera imagens originais, que parecem reais, com a garantia de que não copia imagens nem movimentos. Para isto, temos um sistema de validação que protege os copyrights dos nossos clientes.

Conseguimos gerar peças de roupa, calçado, acessórios, ourivesaria e, até, conteúdos como pessoas a usar diferentes tipos de roupa. As imagens que são geradas pela nossa tecnologia são utilizadas pelos nossos clientes para validação perante o consumidor final, através da partilha no social media e nos sites das empresas.

Assim, reduz-se o tempo e recursos que a criação de novas coleções e conteúdos exige, permite-se que as marcas possam começar a vender antes de mandar produzir e torna-se possível diminuir ou, até mesmo, extinguir o dead stock e a produção em massa, já que as peças só são produzidas quando existe comprador. Depois, como podemos criar conteúdos, podemos dar uma nova vida ao stock que não foi vendido ou para a roupa em 2ª mão.

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Como surgiu este projeto?

Fashable surge em janeiro de 2020, quando, em Nova Iorque, o Orlando, em visita a uma feira, e o Rui, a trabalhar na Google como investigador convidado, se juntaram e o primeiro apresentou ao segundo, seu colega de liceu, o potencial de desenvolver uma tecnologia de IA que fosse capaz de criar imagens realistas.

Fashable é uma spin-off do XNFY Lab, e deu início à sua atividade oficialmente em abril de 2022.

Como podem as marcas trabalhar convosco?

Entrando em contacto com a nossa equipa através do email: partnerships@fashable.ai

Como vê o futuro do retalho?

Acreditamos que o Generative AI vai trazer reais superpoderes para os retalhistas.

Até ao momento, era uma indústria muito “manual”, dependente da capacidade humana para fazer face aos desafios e oportunidades. Agora, novas oportunidades como o metaverso e desafios como a personalização têm na IA uma resposta, e os retalhistas passam a estar mais preparados, com mais rapidez e com menos risco.

Podemos comparar a IA e a Generative AI à revolução industrial, semicondutores, software e internet. Vai mudar o status-quo.

Qual o papel dos Centros Comerciais nesse futuro?

Os Centros Comerciais tornar-se-ão centros de experiências imersivas onde o digital se combina com o físico.

As suas lojas terão uma componente mais de “customer engagment” e menos de venda direta. Aí, o cliente poderá ter uma experiência única na loja, cocriar com a marca os seus produtos, experimentá-los virtualmente e recebê-los em casa.  O consumidor passa a ter um guarda-roupa digital e manda “imprimir” (em vez de produzir) apenas o que pretende numa loja perto de si, através de impressoras 3D, materiais reciclados e sustentáveis.

Conheça aqui a nossa prova de conceito.

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