ENTREVISTA - MARGARIDA CRUZ - Diretora-Geral da ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

01/12/2024

"O gesto solidário de cada um faz parte de um esforço colectivo"

Como avalia a importância da parceria com a APCC no apoio à missão da ACREDITAR?

O apoio do APCC é mesmo muito importante para a Acreditar por vários motivos dos quais destacaria dois. O facto de a APCC proporcionar o envolvimento dos Centros Comerciais e de estes terem a vontade de ajudar potencia uma divulgação da Acreditar e do seu trabalho junto de todas as pessoas que habitualmente circulam em espaços comerciais, os quais são de per si óptimos locais para a divulgação e envolvimento em causas sociais. Os espaços comerciais são muito mais do que locais de consumo. São espaços de lazer, de encontro e de familiarização com causas, novidade, arte, cultura e tantos outros aspectos relevantes da vida em sociedade.

Para além desse aspecto de divulgação que, em meu entender é prioritário, a angariação de fundos que a parceria proporciona é de extrema importância para que a Acreditar,  que confia sobretudo na sociedade civil para a concretização de parcerias desta natureza, consiga obter os fundos relevantes para concretizar todos os objectivos a que se propõe para 2025 e que são verdadeiramente desafiantes.

Que papel os centros comerciais podem ter na sensibilização para causas sociais como esta?

Como já tive oportunidade de referir, os centros comerciais são nos nossos dias o equivalente à “praça” de antigamente. O local para onde a comunidade convergia, convivia, consumia e se informava. Nesse contexto a informação que estes centros podem proporcionar sobre o trabalho de associações como a Acreditar potenciam o envolvimento das pessoas, em espaços que consideram protegidos, e poderão levar a incremento de donativos de particulares e também à vontade de mais pessoas se envolverem em voluntariado.

De que forma esta campanha solidária pode fazer a diferença na vida das famílias apoiadas pela ACREDITAR?

É muito importante sentir o apoio de entidades credíveis, sólidas e com a história da APCC. Estas parcerias revelam que o trabalho que realizamos é tomado a sério e que muda de facto, para melhor, a vida daqueles com quem nos cruzamos num momento de especial fragilidade.

Todo o trabalho da Acreditar tem como objectivo a melhoria das condições de vida da criança e do jovem com cancro e da sua família. Nessa medida, a Acreditar acompanha e intervém desde o diagnóstico e para além do fim de tratamento independentemente do desfecho dos mesmos. Para a concretização desse trabalho carece de recursos humanos e materiais e é aí que as campanhas e os apoios são determinantes e, neste Natal, este envolvimento da APCC com a Acreditar é mesmo um factor diferenciador e potenciador de donativos essenciais.

Ao longo dos seus 30 anos, que tipo de apoio a ACREDITAR tem vindo a garantir?

Ao longo de 30 anos a Acreditar tem-se preocupado por chegar ao maior número de crianças e jovens com cancro, de entender bem as suas necessidades e as de toda a família e de estar com todos eles na medida das respectivas necessidades. Nem sempre consegue, mas tenta sempre que assim seja. Esta presença é patente a nível nacional e vai das questões mais emocionais e psicológicas, as logísticas e económicas, sobretudo à volta das casas, sem esquecer a luta pelos direitos e a equidade no tratamento, na investigação e na sociedade.

 

Iniciativas de solidariedade são essenciais para a missão da ACREDITAR?

Sem iniciativas de solidariedade o trabalho da Acreditar não seria pura e simplesmente possível. 80 % do orçamento da Acreditar resulta da solidariedade e da vontade demonstrada pela sociedade de que a Acreditar tem de ter um papel de intervenção em prol de quem vive uma doença grave tão cedo na sua vida.

Que mensagem gostaria de deixar sobre a importância de contribuir para esta campanha com a APCC?

Neste Natal, cada visitante dos Centros Comerciais é desafiado a juntar-se ao caminho de quem, sempre cedo demais, é surpreendido por uma doença oncológica.

O gesto solidário de cada um faz parte de um esforço colectivo que proporciona conforto e segurança às famílias que contam com a Acreditar para acompanhamento psicológico, apoio financeiro, alojamento, apoio escolar e tanto mais. Ao juntar-se à Acreditar, está a oferecer motivos de esperança e meios para a normalidade possível, sempre na certeza de que, apesar de muitíssimo exigente, este caminho é feito em conjunto.

APCC_CONCERTO_v2.webplogo_principal_3_linhas.webp

Canal Apcc
Mais Vídeos
Agenda
4 de fevereiro de 2025 - 17:00h
Briefing APCC - E-Goi
Online
Mais Eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: