ENTREVISTA MARTA CUNHA - Líder da Equipa de Gestão PRO_MOV

02/07/2024

Quais são os principais objetivos do PRO_MOV no que diz respeito ao setor do retalho organizado?

O setor do retalho é um dos grandes empregadores do País. Apesar das transformações que o mercado laboral tem sofrido nos últimos anos, tem-se mantido no topo dos mais relevantes para a economia portuguesa. É, por isso, importante garantir que os milhares de profissionais que todos os dias estão na linha da frente das empresas se adaptem aos desafios e oportunidades criadas pelas transições digital e verde.

Os objetivos do PRO_MOV para o setor do retalho são comuns aos outros setores em que atuamos: por um lado, garantir que estes profissionais possam adquirir novas competências, adaptadas às necessidades das empresas, assegurando uma empregabilidade em condições diferentes das atuais, por outro que existam mais e melhores profissionais no mercado.

Sendo um setor bastante inovador, em permanente transformação, com um conjunto de funções atuais a desaparecer e outras novas a surgir, são necessárias diferentes competências, mas também competências diferenciadas. Daí a necessidade de requalificação destes profissionais.

Como são selecionados os setores e os cursos específicos oferecidos pelo PRO_MOV? Existe algum critério específico que oriente a escolha das áreas de formação de acordo com as necessidades do mercado de trabalho?

O PRO_MOV é desenhado em função das necessidades efetivas do mercado de trabalho, sendo as ocupações profissionais identificadas pelas empresas, com o objetivo final da empregabilidade. A principal diferenciação deste programa é a intervenção direta das empresas na definição dos percursos formativos e na formação prática em contexto de trabalho, garantindo que os formandos adquirem competências realmente valorizadas no mercado. Os setores de atuação e as respetivas formações, nascem assim de uma identificação muito concreta no mercado de trabalho, com vista nos empregos atuais e de futuro.

Que vantagens destacaria da parceria da APCC com o PRO_MOV?

A APCC conta com 172 associados, incluindo 104 Conjuntos Comerciais, que integram 8506 lojas, geram 278 893 postos de trabalho e contam com 550 milhões de visitas por ano.

O PRO_MOV e a APCC - Associação Portuguesa de Centros Comerciais uniram esforços para impulsionar os empregos de futuro, com o objetivo de dinamizar o programa junto dos 172 associados, promovendo a requalificação e a reintegração no mercado de trabalho de profissionais qualificados e preparados para os desafios atuais e de futuro, num setor altamente inovador e dinâmico.

Ao dinamizar um projeto de requalificação, estamos todos a potenciar a empregabilidade dos profissionais existentes e a assumir um papel com um impacto social enorme.

Ao mesmo tempo, com esta sinergia, as empresas ganham um papel ativo na jornada de requalificação, com a oportunidade de desenhar ou intervir no processo de criação das formações, adaptando-as às suas necessidades, num trabalho conjunto com todos os parceiros.

A distribuição geográfica que o PRO_MOV proporciona é também uma grande mais-valia. Esta estrutura no terreno, com a capacidade de acelerar os processos de requalificação internos e externos, garante um processo mais ágil e capaz de chegar a empresas de todo o país.

Quais são as expectativas para o futuro do programa em termos de expansão ou evolução dos cursos oferecidos no setor do retalho organizado?

Neste momento temos dois cursos na área de Sales (Assistente de Contact Center e Assistente de Loja), mas são muitas as formações que se podem enquadrar nas necessidades do setor, em áreas diversas como Green Jobs, Digital ou Business Intelligence.

Dito isto, expandir e evoluir são as palavras-chave. O PRO_MOV é um programa evolutivo, que permite integrar novas formações e áreas de atuação em função do que as empresas identifiquem, aplicando-se naturalmente este princípio ao setor do retalho organizado.

Sabemos que o setor do retalho tem um conjunto importante de desafios pela frente, sendo que a empregabilidade qualificada é um dos principais e por isso mesmo temos a expectativa de trabalhar em conjunto na definição de novos percursos profissionais úteis para o setor.

Na prática, que diligências devem as empresas encetar junto do PRO_MOV no sentido de promoverem o desenho de formação “à medida”, como resposta às necessidades específicas das organizações e dos colaboradores?

Qualquer empresa pode ser parceira PRO_MOV. Aliás, a escala é um fator crítico de sucesso.

Ser parceiro do PRO_MOV é contribuir para a competitividade económica e, ao mesmo tempo, assumir um importante papel social.

As empresas podem colaborar com o PRO_MOV a vários níveis. Podem receber formandos em Formação Prática em Contexto de Trabalho, podem participar ativamente nos laboratórios existentes ou mesmo propor e liderar novos laboratórios. Tudo depende das suas necessidades de competências de profissionais. Para manifestar interesse podem contactar o PRO_MOV através do site www.pro-mov.pt, onde existe uma área dedicada a parceiros, das redes sociais do PRO_MOV e do email geralpro_mov@pro-mov.pt. Para facilitar o processo, criámos um formulário, no qual as empresas podem indicar o nível de participação que pretendem ter, agilizando assim o contacto subsequente. (https://form.jotform.com/240044913875054)

*****

Sobre o PRO_MOV: 

O PRO_MOV é o primeiro programa em Portugal da iniciativa europeia R4E - Reskilling 4 Employment, concebido pela European Round Table for Industry (ERT), fórum europeu de executivos cuja missão passa pela promoção da competitividade e a prosperidade na Europa, promovendo a formação de profissionais para os empregos de futuro através da requalificação e integração no mercado de trabalho.

O PRO_MOV teve início em 2021, liderado pela Sonae, em colaboração com a Nestlé e SAP, lado a lado com o setor público, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em estreita cooperação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A Associação Business Roundtable Portugal (Associação BRP) e a CIP, Confederação Empresarial de Portugal, são parceiros fundamentais do projeto, trazendo-lhe escala através da entrada de inúmeras empresas portuguesas dos mais variados setores.

Neste momento o ecossistema PRO_MOV conta com mais de 120 empresas em Portugal e 7 laboratórios em ação: Agricultura, Business Intelligence, Digital, Green Jobs, Indústria, Saúde e Vendas.

*****

Short Bio: Marta Cunha desenvolveu toda a sua carreira no Grupo Sonae. Procurando sempre novos desafios, foi diversificando o seu percurso passando por áreas como Comercial, Logística, Gestão de Inovação do Retalho bem como Cliente da MC. Em 2019 passou a desempenhar as funções de Head of Brand, Communication and Social Responsability, tendo sido responsável pelo projeto de rebranding do grupo. Desde janeiro é a Head of Transformation, o que inclui a coordenação da iniciativa Reskilling for Employment – Portugal. Paralelamente, é palestrante e docente convidada em diversas universidades do país, onde partilha a sua experiência nas áreas de Inovação, Design Thinking, Marketing e Comunicação. É licenciada em Gestão pela FEP e, em 2014, terminou o MBA Executivo da PBS cujo desempenho culminou com o Prémio MBA Student of the World.

Canal Apcc
Mais Vídeos
Agenda
4 de fevereiro de 2025 - 17:00h
Briefing APCC - E-Goi
Online
Mais Eventos

A APCC é associada das seguintes organizações: