08/01/2024
Faturação das lojas dos Centros Comerciais cresce 7% em 2023
Dados de vendas com meios de pagamento eletrónico
- Segundo o estudo desenvolvido pela REDUNIQ Insight para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), em 2023 a faturação com meios de pagamento eletrónico nas lojas dos Centros Comerciais cresceu 7% em relação a 2022.
- Mais de um terço das compras (34%) realizadas com meios de pagamento eletrónico nas lojas dos Centros Comerciais foram feitas ao fim-de-semana e 39% das compras nas lojas dos Centros Comerciais foram realizadas no período pós-laboral.
- Em 2023 a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 36,7 Euros e o gasto médio mensal por cliente cifrou-se nos 88,6 Euros.
- As vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 12% da faturação.
Segundo um estudo da REDUNIQ Insight desenvolvido para a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), a faturação com cartão nas lojas nos Centros Comerciais em 2023 apresentou uma variação positiva de 7% em relação ao ano de 2022, que já tinha sido um ano recorde de vendas no sector. O número de transações aumentou 8,5% em relação a 2022, o que reflete o aumento do tráfego nos Centros Comerciais.
De acordo com a REDUNIQ Insight, em 2023 os fins-de-semana representaram 34% das compras (transações) realizadas com meios de pagamento eletrónico nas lojas dos Centros Comerciais. Nos dias úteis da semana, o período pós-laboral representou 39% das compras nas lojas dos Centros Comerciais, o que demonstra a importância da disponibilidade e flexibilidade horária destes espaços para os consumidores.
No ano passado a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais situou-se nos 36,7 Euros e o gasto médio mensal por cliente nos 88,6 Euros.
As vendas das lojas dos Centros Comerciais a turistas representaram 12% do total da faturação, o que demonstra a grande atratividade destes espaços para quem visita o país.
Em 2023, 34% do total de faturação registada em Centros Comerciais é relativa à categoria Moda. Além disso, 27% foi gasto em Supermercados, 14% em Eletrodomésticos & Tecnologia e 10% em Restauração. “Papelarias, livrarias, revistas e tabaco” representaram 8% da faturação em lojas dos Centros Comerciais no período em análise.
O mês de dezembro foi o que registou os valores mais altos do ano, à semelhança do que sucedeu em anos anteriores, tendo a compra média por cliente (ticket médio) nas lojas dos Centros Comerciais ficado nos 42 Euros e o gasto médio mensal por cliente nos 112,2 Euros.