MENSAGEM DA PRESIDENTE - 40 ANOS APCC

08/10/2024

Parabéns à APCC e à indústria dos Centros Comerciais

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais comemora o seu 40º aniversário. Em nome de toda a Direção e Corpos Sociais, é com orgulho e alegria que envio os parabéns a todos os que contribuem para o cumprimento da missão da APCC e para o sucesso do setor. Em primeiro lugar, parabéns aos Associados. O dinamismo e força do setor, a eles se deve. Parabéns a todos os lojistas e colaboradores dos Centros Comerciais, a todos os parceiros e a às entidades que regulam e supervisionam. Uma palavra especial para os que nos visitam, que também estão de parabéns. Graças a eles, o setor em Portugal evolui, inova, cresce e dinamiza-se. Os visitantes são a nossa razão de ser e o verdadeiro motor desta indústria.

Nestes 40 anos passámos por diversas situações e de todas o setor saiu mais forte e mais dinâmico. Enquanto associação representativa do retalho organizado, a APCC procurou sempre ser a voz e o sentimento do setor. Trabalhou e lutou para defender o ecossistema e, acima de tudo, os portugueses que veem nos Centros Comerciais os seus espaços de eleição para estar, comprar, comer e viver. Somos um setor feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. E a nossa história nestes últimos quarenta anos é a história somada dessas pessoas.

Inúmeras iniciativas e muitos desafios marcam o passado. Passámos por crises imobiliárias, crises financeiras, troikas e pandemias. Em todos os momentos, estivemos ao lado dos operadores, dos lojistas, dos consumidores. Soubemos colocar à frente de tudo o interesse dos portugueses, ajudando a implementar medidas que mitigassem as dificuldades, que dessem resposta aos problemas que se colocavam. Num Centro Comercial de sucesso, o interesse do todo sobrepõe-se ao de cada um, por isso se chama comércio integrado. 

Nesta história contam-se muitas histórias positivas. Muitos sucessos. A indústria de centros comerciais portuguesa é um exemplo de inovação, desenvolvimento e criação de riqueza para as nossas comunidades, para o país. Não é por acaso que Portugal é hoje visto como um dos países de charneira do setor dos Centros Comerciais. A inovação e o dinamismo que apresenta são seguidos por outros. É um orgulho perceber que a forma como o ecossistema dos Centros Comerciais funciona em Portugal é motivo de estudo e de aprendizagem de operadores e associações de todo o mundo. 

Também se tem destacado o nosso papel junto das comunidades. Nesse campo, a APCC tem tido todo o apoio dos seus associados para implementar iniciativas nacionais com impacto na vida das pessoas e do país. Um exemplo é o Plano de Poupança Energética, que consolidou e difundiu informação junto das populações sobre a poupança de energia e água, num momento particularmente grave de crise energética. Outro vetor de ação tem sido a jornada de sustentabilidade, consolidada com o Pacto para a Sustentabilidade, assinado pelos maiores operadores nacionais, que abrange várias dimensões e vem possibilitar a aceleração neste caminho tão importante para o presente e para o futuro.

Desenvolvemos muitas outras iniciativas que visam inúmeras causas. A associação à Liga Portuguesa Contra o Cancro para a recolha de donativos, ou a divulgação de campanhas como é o caso da de sensibilização para o Cancro da Próstata, são apenas alguns exemplos. 

Também importa sublinhar o nosso papel no plano cívico. Refira-se, a título de exemplo, a associação à Comissão Nacional de Eleições e ao Parlamento Europeu para, beneficiando da atenção os milhões de pessoas que nos visitam diariamente, difundir a mensagem de apelo ao voto. Em 2024 este propósito serviu as campanhas para as eleições legislativas, ou mais recentemente, a das eleições europeias. 

Para aproximar os portugueses à Europa e ao  Parlamento Europeu, os Centros Comerciais promoveram, por todo o país, um ciclo de dabates designados “EUropa no Centro”, numa iniciativa que permitiu aos visitantes dialogarem diretamente com os eurodeputados, contribuindo para uma aproximação entre os eleitores e os seus eleitos.

Seriam muitas as iniciativas que poderia ainda aqui recordar. Mas mais importante é o olhar para o futuro: antever como o setor vai evoluir, identificar os novos desafios que se colocam e definir como poderá a APCC contribuir para que os Centros Comerciais em Portugal se mantenham na linha da frente desta indústria a nível global. 

Estamos de olhos postos no futuro. Sempre à procura de fazer mais e melhor, de responder às novas tendências de consumo e de modos de vida. Mantemo-nos resilientes, porque nos mantemos atentos, actuais e um passo à frente. Que venham mais 40 anos. Estamos preparados.

Cristina Moreira dos Santos

Presidente da APCC

Canal Apcc
Mais Vídeos

A APCC é associada das seguintes organizações: